En español   Nederlandse   Русский

Dave's Homemade Crystal Radios Banner

Rádio Galena do Dave #44

2 Piece Crystal Radio

Font Decrease Font Increase

Olá Amigos. Desculpem-me, mas este aqui levou algum tempo para entrar no site, entretanto acredito que alguns de vocês vão querer montá-lo. É uma versão mais modesta do meu rádio DX #35 e a construção do #44 custa bem menos do que a dos tipos bem “maiores”. Este rádio possui duas partes: A Unidade de Sintonia de Antena, mostrada na figura da esquerda e na figura da direita a Unidade de Detecção.

Em uma condição normal de uso as bobinas são colocadas a 15 centímetros de distância de frente uma com a outra. O sinal de RF vem da antena e é sintonizado pelo par de capacitores variáveis de 365 pF. O método básico de sintonia é o seguinte: se você quiser maior seletividade o capacitor variável em série com a antena tem de ser posicionado no valor mínimo (com as placas totalmente abertas) e daí o capacitor que está em paralelo é usado para “pegar” o sinal. Se você quiser maior sensibilidade abrindo mão de alguma seletividade, faça o mesmo procedimento, porém coloque o capacitor de antena em sua capacitância máxima (com as placas todas fechadas). O uso dos dois capacitores de forma independente lhe dará maior controle de sua recepção.

A Unidade de Detecção tem dois controles: a sintonia principal e o acoplamento. Se você quiser maior sensibilidade coloque o controle de acoplamento na capacitância máxima. Para maior seletividade faça o oposto, ou seja, ajuste o controle para a capacitância mínima. O controle de sintonia do detector é sempre posicionado em relação à estação desejada. É necessário um pouco de pratica para manobrar todos os controles, mas a recepção será recompensadora!

Este rádio usa fio Litz 165/46 para as bobinas, que tem bom equilíbrio entre preço e performance. Os capacitores variáveis são do tipo padrão, de 365 pF, que podem ser encontrados em diversos fornecedores on-line. Uma melhor performance pode ser obtida com melhores capacitores, como os fabricados por “Jackson Brothers”.

O capacitor de acoplamento pode ser fixo em 10 pF ou um trimmer. Se você encontrar algum desse tipo com eixo seria melhor. Assegure-se que o knob está bem isolado do eixo ou então o efeito da capacitância causado pela sua mão vai te deixar louco! Um diodo 1N35 vai funcionar bem aqui, mas um diodo melhor seria o FO-215 de germânio. O transformador é um Bogen, vendido por mim e por outros fornecedores. Não substitua este transformador por outro tipo de transformador de saída para altofalantes, este aqui tem uma alta impedância especial não encontrada em outros transformadores vendidos nos EUA.

É claro que a maneira de fazer a montagem depende de você. Eu usei uma base de carvalho e painéis de Garolite®. Se você quiser copiar a forma como montei o meu, tudo bem, eu ficaria lisonjeado, mas outras idéias podem ser boas também.

73 e bom DX com o galena. Dave - N2DS

P.S. De uma olhada na bela versão do #44 que Tom Nickel construiu, ficou muito boa, e outra montagem muito legal de Charles Spencer .

Traduzido e adaptado por Marcos Kusnick – http://kusnick.blogspot.com.br/
kusnick@gmail.com
Video

Crystal Radio #44 Crystal Radio #44

Antenna Tuning Unit Detector Unit

Crystal Radio #44 Schematic by Dave Schmarder